O clichê dos anos 80

Já não é mais novidade alguma as referências utilizadas pelos criativos aos elementos e mitos dos anos 80. Esse tema virou um clichê completamente saturado e sem o mínimo apelo comercial ou, até mesmo, emocional. A nostalgia e a saudade viraram enchimento de saco, já sabemos que aqueles anos de nossa infância foram cercados por Bozos, Fofões, Chucks, Xuxas, Balões Mágicos e cia.

Chega mesmo a ser superfantisca a insistência nas variações sobre o mesmo tema, a GM embarcando na era da Web 2.0 começou mal. Seu filme criado e veiculado no Youtube é um verdadeiro tiro no pé. A intenção do comercial é bastante clara e, evidentemente, tendo como anseio aproximar aqueles que nasceram nos anos 80 à marca e ao seu novo carro, o Prisma. Claro, os que nasceram nos anos 80 atualmente são consumidores em potencial para seus carros, já que beiram os 30 anos.

Será que alguma pesquisa foi feita para concluir que elementos dos anos 80 iriam aproximar os prospects? Aparentemente a GM parece querer enfiar goela abaixo dos jovens a idéia de: “Se viveu os anos 80, você tem que usar GM”.

Simplesmente lamentável essa primeira tentativa, que se estende também para a TV e impressos, da GM em embarcar na nova era youtubiana da web 2.0. Particulamente, na minha humilde opinião, considero um verdadeiro fiasco essa iniciativa da empresa.

Existem temas muito mais apelativos e interessantes que aproxima o jovem de uma marca, não são sacis tampouco pseudo coelhinhas da playboy. Talvez musas de verdade como a polêmica Cicarelli criariam muito mais retorno que essa baboseira infantil dos anos 80. A não ser que a nova linha da GM sejam carrinhos para nostalgicos colecionadores de miniaturas…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: