Assim caminha a humanidade…

A Web 2.0 vem derrubando diversos paradigmas há tempo instituídos pela comunicação. As transformações extrapolam os mares da Internet e começam a invadir o cotidiano. Talvez, a mutação mais evidente seja a reconstrução do “Flow Comunicativo” que, de fato, já esta ocorrendo. Entende-se como “flow comunicativo” o fluxo que a comunicação percorre entre emissor e receptor.

Observamos no fluxo tradicional que a relação emissor-receptor é unilateral. Onde o emissor desenvolve a mensagem e a transmite através de algum meio utilizado como canal comunicativo. Já o receptor tem uma atuação passiva e apenas consome a mensagem. Com a introdução da Web 2.0 essa relação esta sendo totalmente remodelada.

Tudo começa quando o emissor deixa de ser o “dono da verdade”, pois, o receptor além de consumir interage e participa da mensagem. Acaba assim a ditadura comunicativa e, o emissor, cada vez mais, deve tomar muito cuidado e ter muita consciência do que publica.

Os Blogs são um excelente exemplo dessa nova relação. A partir de um texto publicado em um blog o receptor pode participar da comunicação questionando o emissor. Assim, a relação unilateral antes predominante torna-se bilateral e circular pois, geralmente, ao questionar o emissor esse responde ao receptor e a mensagem nunca termina.

Assim funciona na Web 2.0: a democratização da comunicação. O receptor ganha seu – merecido – lugar ao sol e, definitivamente estirpa a ditadura comunicativa.

2 respostas a Assim caminha a humanidade…

  1. Bianca Faria diz:

    E viva a liberdade de expressão! É isso o que a gente quer e precisa. Parabéns pelos textos (li todos) super bem escritos, pela iniciativa e pela determinação. Good Luck!

  2. […] Sim, mas e dai? O que esses eventos têm em comum? Essas são mais algumas provas de que a comunicação realmente esta repaginando sua existência. Por enquanto essa transmutação atinge apenas a Internet e os eventos vistos até então são de ambito social. Orkut e Youtube são – por enquanto – os pilares desse movimento que podemos rotular de : viralidade comunicativa. Essa viralidade somente é possível devido ao reposicionamento do mercado Web. A partir do momento que o usuário – receptor – torna-se o protagonista dentro do “flow comunicativo” ações virais vem à tona e se multiplicam. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: